Ano novo, novos métodos e melhores resultados

gamification

A entrada num novo ano é sempre uma altura de definição de objetivos e propícia a abraçarmos novos desafios. Sob este mote, porque não repensar os métodos pedagógicos que utilizamos, aproveitando as potencialidades que as tecnologias de aprendizagem oferecem?

Uma das tendências cada vez mais presente em contexto de formação, seja presencial ou à distância, é a gamification, que passa pela introdução de dinâmicas de jogo na aprendizagem. O sucesso deste processo depende sempre, em primeiro lugar, da motivação intrínseca dos participantes, mas podemos sempre pensar em novas estratégias que procurem fazê-los sentir uma parte ativa do processo.

A utilização do conceito de gamification pode ser uma ótima solução para aumentar a conexão e interesse dos participantes em contexto formativo, adotando, por exemplo, sistemas de classificação num LMS, que pontuem os participantes de acordo com a sua participação e progresso, individualmente ou em grupo. Desta forma, são potenciados elementos fundamentais para o sucesso formativo, como a interação entre os participantes e a sua ligação com o conteúdo.

Pedro Sá

Consultor de  Gestão  da Formação

INSIA- Sistemas de Informação