Diferentes formatos de e-learning têm revolucionado o aprendizado em todo o mundo.
Além de proporcionar avanços na área da Educação, essa modalidade impacta trabalhadores de segmentos como Saúde, Administração e Negócios, permitindo uma atualização constante.
Por isso, tanto instituições de ensino quanto empresas investem cada vez mais em difusão de conhecimento através do e-learning.
Ao mesmo tempo, funcionários e empreendedores utilizam a tecnologia para se manterem competitivos, acompanhando as mudanças constantes no mercado de trabalho.
E você, já experimentou o e-learning?
Neste artigo, vamos explicar como ele funciona, suas vantagens, desvantagens e de que forma pode ser utilizado para o seu aprimoramento profissional e pessoal.
Se desejar, navegue pelos seguintes tópicos:
- O que é e-learning?
- Quando surgiu o e-learning?
- Como funciona?
- Qual a diferença entre e-learning e educação a distância?
- Quais são os principais componentes do e-learning?
- Qual a importância do e-learning na era digital?
- Vantagens e desvantagens do e-learning
- Tipos de e-learning
- Educacional
- Corporativo
- E-learning síncrono X assíncrono
- O que é plataforma EaD?
- O que é SCORM?
Vamos lá? Boa leitura!
O que é e-learning?
E-learning é um uma forma de educação a distância que emprega recursos computacionais e audiovisuais para promover o aprendizado a uma pessoa, um grupo ou uma comunidade.
Assim como outras expressões utilizadas no campo da tecnologia, o termo “e-learning” foi emprestado do inglês, correspondendo a uma abreviação de electronic learning – ou aprendizado eletrônico.
O e-learning existe apenas no contexto da popularização dos computadores pessoais e da internet, que possibilitaram a troca instantânea de informações e facilitaram o compartilhamento de materiais a distância.
Se, antes da era digital, era preciso enviar apostilas, CDs e outros itens via correio para que o aluno acompanhasse as aulas, hoje, ele pode baixar esses arquivos ou acessá-los na nuvem.
Nuvem é o nome dado ao local de armazenamento na internet, aparentemente ilimitado e que abriga espaços protegidos por senhas, criptografia e outros mecanismos de segurança.
A partir de websites, e-mails, fóruns, aplicativos de mensagens instantâneas e videoconferências, o e-learning viabilizou não apenas o envio de conteúdos ao aluno, como também a possibilidade de ele responder.
Através da web, o estudante comenta, tira dúvidas, é avaliado e se comunica com colegas, professores e tutores.
Basta que ele tenha acesso a um ambiente virtual de aprendizagem – um local que não existe fisicamente, mas reúne todos os conteúdos que compõem o curso ou aula realizados por meio de e-learning.
(…)