A importância da gestão de produto aplicando metodologias Ágeis

A importância da gestão de produto aplicando metodologias Ágeis capaOs produtos são um dos ativos mais valiosos das empresas, visto que é através deles que se consegue entregar valor ao mercado e criar ligação com os clientes. Por tal motivo é importante que os produtos sejam bem geridos no sentido de maximizar esse valor gerado, elevando o grau de satisfação dos utilizadores e conduzindo, por consequência, a empresa ao sucesso.

O que é a gestão de produto?

A gestão de produto é a área que procura gerir todas as etapas do ciclo de vida do mesmo, tendo sempre como foco a experiência e utilidade para o cliente. Acima de tudo, o papel principal do gestor de produto é garantir que a voz do cliente seja ouvida e respondida através do produto, acompanhado todo o feedback obtido e garantindo que a visão do produto vá de encontro aos clientes.

Como em qualquer área de gestão, tudo é mais simples e eficiente quando existe uma metodologia de trabalho definida e quando todos os colaboradores entendem o seu papel durante as diversas fases. Tendo em conta que o desenvolvimento de software exige várias etapas: desde a ideia de uma nova funcionalidade, passando pelo levantamento de requisitos, design, criação do protótipo, testes a vários níveis, análise de feedback, até à entrega. Tendo em conta que exige também a envolvênvia de vários colaboradores, aqui na INSIA optamos por aplicar o SCRUM, uma metodologia ágil.

O que é o SCRUM?

O SCRUM é um conjunto de boas práticas que visa otimizar os processos, obrigando a que todas as tarefas estejam claramente definidas, organização com equipas pequenas com constante colaboração entre si e com revisões regulares aos estados atuais e futuros para cada tarefa.

Sprint é o nome dado às iterações de trabalho utilizadas em SCRUM, onde tipicamente correspondem a uma duração entre duas a quatro semanas cada. Esse nome é um termo inglês sinónimo de corrida de velocidade, onde os atletas devem correr o mai rápido possível numa curta distância, previamente definida. Tal como no atletismo, as sprints no SCRUM representam um planeaemnto de curta duração por iteração, onde a meta é claramente compreendida e onde cada colaborador entende a sua missão. No fim de cas sprint existe a prática de se avaliar o que foi implementado, tanto no produto como nos procedimentos internos. Considerando que se aplica esta prática em curtas iterações, permite que nos adaptemos com maior agilidade.

Para colocar em prática esta metodologia, recorremos à ferramente digital “Jira” que permite aos elementos das equipas registarem e visualizarem toda a informação relativa a cada tarefa, possibilita o planemanto de sprints, a gestão de versões de lançamento de produto, a criação de documentação, análise estatística do trabalho realizado, entre outras funcionalidades.

Concluindo, não restam dúvidas de que ter uma equipa em sintonia a trabalhar de forma eficiente para um mesmo objetivo bem definido (dando resposta às verdadeiras necessidades do mercado), que trará excelentes resultados para os utilizadores do produto, entregando o dobro da qualidade e da quantidade em metade do tempo. Na INSIA temos reforçado a importância deste gestão em todos os setores envolventes ao produto FORINSIA e temos a confiança de que este nosso cuidado com a experiência dos nossos clientes refletico no produto será cada vez mais notório.