FORLEARN Serviços e Plataformas de Elearning – Funcionalidades & Características

Funcionalidades

PLATAFORMA DE E-LEARNING MOODLE

 

A plataforma de e-learning que servirá de suporte à realização do ensino à distância é o Moodle.

A plataforma apresentada como solução é um pacote integrado de funcionalidades de suporte à aprendizagem desenhado para disponibilizar recursos de apoio a ações de Formação em regime de e-Learning, quer se tratem de atividades totalmente à distância, quer de modalidades de formação combinada (b-learning), envolvendo eventos presenciais e à distância.

A Moodle (www.moodle.org) é uma plataforma de elearning (ensino/aprendizagem) e apresenta um conjunto de funcionalidades relacionadas com a gestão de conteúdos e aprendizagem com base nas metodologias de e-Learning.

Destacam-se as principais funcionalidades:

  • Personalização: alteração do ambiente do sistema conforme o perfil do utilizador. O perfil contém as informações obtidas pelo sistema sobre o conhecimento do aluno, pontuações obtidas nos diversos sistemas de avaliação, tempo dispendido nos cursos visitado, etc. As preferências pessoais são selecionadas pelo aluno e o seu perfil é armazenado pelo sistema;
  • Pesquisa e navegação de ofertas educativas: o aluno pode aceder às ofertas educativas disponíveis e pode seleccionar o que desejar;
  • Registo: oferece facilidades para se registar nos cursos disponíveis. Gere o histórico do aluno, a planificação de aprendizagem, notificações sobre novidades e alterações aos cursos, horários, professores atribuídos, listas de espera e recomendação de certas ofertas educativas para um determinado perfil de aluno;
  • Evolução do aluno: regista o progresso do aluno através da sua interação com uma dada oferta educativa. Armazena dados como o tempo gasto em cada curso, cursos visitados, pontuação obtida em testes parciais e totais, etc.
  • Administração para interligação com outros sistemas de informação: importante para partilhar objetos de aprendizagem e para a importação e exportação de perfis de alunos;
  • Avaliação: permite uma avaliação de pré-requisitos, pré-testes, assim como um sistema de avaliação para o seguimento do aluno;
  • Definição de processos de colaboração on-line: mecanismos síncronos e assíncronos de comunicação para todos os envolvidos na experiência educativa.

(Seguir o link da imagem para ver o video da apresentação do MOODLE)

INTEGRAÇÃO FORINSIA E MOODLE

Implementação de rotinas de integração de dados entre a aplicação Forinsia e a Moodle, de forma a agilizar os processos de criação de áreas de aprendizagem (cursos, formandos e formadores) no Moodle relacionadas com as acções a decorrer no Forinsia.

 

 

 

 

Estas rotinas de integração utilizam e respeitam os standards de integração IMS Enterprise (http://www.imsglobal.org/enterprise/), que normalizam a integração de dados entre aplicações de gestão de formação/educação e plataformas de e-learning. 

Será replicado na Moodle a mesma estrutura de Áreas de Formação e Cursos mantida no Forinsia. A constituição das respectivas turmas (módulos, formadores e formandos) será automatizada, correspondendo à mesma constituição de turma na acção do Forinsia.

Consultar informações sobre a implementação IMS Enterprise na Moodle: http://docs.moodle.org/24/en/IMS_Enterprise 

SERVIÇO DE AUTENTICAÇÃO CENTRAL

 

O serviço de autenticação central (CAS/LDAP: http://www.jasig.org/cas/) disponibilizado serve as duas aplicações, evitando a gestão duplicada de credenciais (nome de utilizador e palavra-passe) dos formandos e formadores. Este serviço facilita ao utilizador também a navegação entre as duas aplicações, pois só necessita de uma única autenticação na mesma sessão (Single Sign On).

Características

Objetos de Aprendizagem

Possibilidade de criação de desenvolvimento de objectos de aprendizagem (OA). Os OA’s são desenvolvidos segundo normas standard (SCORM ou outras) de forma a garantir compatibilidade com as melhores plataformas de elearning.

Mobile Learning

Os dispositivos móveis são um meio complementar eficaz para o sucesso da aprendizagem. Deste modo, desenvolvemos recursos pedagógicos para estes equipamentos no sentido de aumentar a eficácia e abrangência dos seus projetos de elearning.

Gestão de Utilizadores

Em todo o processo de aprendizagem, existem vários intervenientes com funções diferenciadas. Foi a pensar nos diversos intervenientes e do seu papel no processo formativo, que se criaram funcionalidades específicas para cada utilizador.

A plataforma de elearning tem definidos vários tipos de utilizadores, são eles:
– Administradores;
– Coordenadores;
– Formandos;
– Formadores.

Cada um destes utilizadores tem acesso, na sua área privada, a funcionalidades específicas ao seu perfil.

Inscrições em Disciplinas de Elearning

É através do sistema integrado Forinsia que é possível gerir as inscrições em turmas nas disciplinas .

A informação inserida no Forinsia sobre os cursos e ações e respetiva turma (formador e formandos), é transferida automaticamente para a plataforma de elearning. Aqui, depois é criada dinamicamente a disciplina com os formadores e formandos.

Gestão de Disciplinas de Elearning

As disciplinas são áreas de aprendizagem virtuais que correspondem às sessões de formação do curso. Podem ser configuradas de acordo com o tipo ou modalidade de formação do curso. A plataforma de elearning permite adaptações a modalidades de e-learning, b-learning (misto), percursos individuais ou de turma, com ou sem tutor (eformador).

Recursos pedagógicos para E-learning

Em cada disciplina adicionam-se os recursos ou objetos de aprendizagem que correspondem aos conteúdos e sessões formativas. Podem ser disponibilizados diversos tipos de recursos, como apresentações, objetos dinâmicos standard (SCORM ou outros), manuais, vídeos, referências, links, etc.

Atividades Pedagógicas de Elearning

Cada disciplina poderá ser dinamizada com diversas atividades pedagógicas online, como testes, fóruns de discussão, sessões videoconferência ou “chat”, entregas de trabalho, entre outras.

Estatísticas e Relatórios 

É possível emitir relatórios de atividade dos formandos e formadores, bem como estatísticas e pautas de avaliação.

Formatos de Disciplinas Elearning 

Existem cursos com as mais variadas características, dependendo de serem financiados ou não, do programa de financiamento, do público a quem se dirigem, dos documentos a imprimir, etc. De forma a responder às diferentes necessidades, o Forinsia permite a configuração de formatos ou tipos de curso, isto é, quais os documentos, programa de financiamento, logotipos, entre outras coisas, que vão ser utilizados para os diferentes tipos de cursos.

Formatos disponíveis
– Intra-empresa (formação interna);
– Inter-empresas;
– Particulares;
– Empresas (à medida);
– Financiada (medidas 2.3, 3.2, …);
– Não financiada;
– Elearning;
– B-Learning;
– Percurso individual.

Testes de Avaliação On-line

Criação, preenchimento e gestão de resultados de inquéritos de avaliação de formandos, formadores, ação, organização e outros.

Integração com FORINSIA 

A plataforma de elearning está integrada com o sistema de gestão da formação FORINSIA de forma a automatizar os seguintes processos:

– Gestão de inscrições no sistema FORINSIA;
– Criação automática de disciplina na plataforma de elearning para cada acção;
– Criar e associar formadores e formandos à turma da disciplina;
– Sistema de autenticação (login/password) únicos para as 2 plataformas;
– Nota final da pauta da disciplina, importada para o sistema de gestão da formação FORINSIA.