Nos dias de hoje, a reputação digital desempenha um papel fundamental na estratégia de marketing de uma empresa. Com o crescente uso da internet e das redes sociais, os consumidores têm acesso a uma variedade de informações sobre as marcas e os produtos antes de tomar decisões de compra. Nesse contexto, a reputação digital torna-se um fator-chave na perceção que os consumidores tem de uma empresa e influencia diretamente as suas decisões.
Ter uma boa reputação online é importante porque as opiniões e apreciações dos outros têm influência e porque o mercado oferece inúmeras opções.
- Se houver comentários negativos, o potencial cliente direcionará a sua atenção para uma empresa semelhante que desenvolva a atividade na mesma área.
- Se houver comentário positivos, se for considerado de confiança, sério e atencioso, será mais fácil que um utilizador transforme-se em um cliente.
Como garantir a reputação desejada? – Por meio de estratégias online é possível potencializar o relacionamento com o cliente e construir uma imagem positiva diante do mercado.
- Investir em canais de comunicação, ou seja, redes sociais, email marketing, blogs, stand em eventos e vídeos. Ao investir nesses canais de comunicação, alinhando também estratégias de inbound marketing, será mais eficaz de alcançar o público alvo.
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- Apostar na humanização da marca – investir em canais de comunicação, interagir com o cliente, apresentar soluções efetivas e construir uma relação de proximidade. As redes sociais, por exemplo, são ótimas plataformas para tal efeito.
- Monitorizar a sua reputação – com os constantes avanços tecnológicos, torna-se cada vez mais importante manter um bom posicionamento da marca no mundo virtual. O público alvo presente nesse meio pode ser o mais influenciador em vendas devido ao poder que a internet proporciona.
As informações disponíveis na Internet a respeito de uma marca ajudam um potencial parceiro ou cliente a formar uma imagem na sua empresa e, assim, determinar se vale a pena o investimento.
Entre os aspetos mais importantes do gerenciamento de reputação digital para a sua estratégia de marketing estão:
- Humanização da marca ou perfil pessoal sem perder profissionalismo;
- Criação de posicionamento corrente nos mais diversos canais e plataformas;
- Seleção dos pontos de contato ideais para o negócio com potenciais consumidores e parceiros;
- Gerenciamento adequado de crises e reversão de elementos negativos.
Assim, a construção de uma boa reputação digital é a base para que um investimento e os seus esforços em marketing digital ou pessoal tragam algum retorno positivo. É importante ter uma forte influência sobre a decisão de compra do cliente.