Como organizar procedimentos numa equipa de desenvolvimento de software

Como organizar procedimentos numa equipa de softwareTer procedimentos numa equipa é um método que ajuda toda a informação fluir de forma simples e organizada entre todos os elementos e a reduzir o erro humano.

Quando recebemos um pedido de desenvolvimento de software de um cliente, este é transformado num ou mais tickets (tarefas) que são analisados e descritos detalhadamente pelo Gestor de Produto e depois colocados em processo de codificação (SPRINT) no projeto de desenvolvimento.

Após a codificação de um ticket existem várias fases pelas quais este passa até ser atualizado na versão de produção no cliente:

  • A fase de revisão, em que os programadores validam, de forma geral, se o código está coerente e não contam erros.
  • A fase de testes, sendo divididas entre:
  • A equipa de desenvolvimento, que faz testes num ambiente de desenvolvimento;
  • As restantes equipas de testes que fazem a validação final;
  • A fase de aprovação, sendo feita sempre pelo Gestor de Produto e garante que todas as fases anteriores foram garantidas e executadas.

Todos estes processos de desenvolvimento são geridos recorrendo à metodologia ágil SCRUM.

Com isto, conseguimos garantir que todos os desenvolvimentos entregues ao cliente estão testados, validados e funcionais como expectado.